31 de mai. de 2010

Como gastamos nosso tempo?


Participando de uma promoção do filme Príncipe da Pérsia, onde temos que advinhar quantos twittes são necessários para preencher a adaga do tempo (intrumento mágico que permite ao seu detentor manipular o tempo) me veio à tona um pensamento recente.
Por que o tempo parece escasso em São Paulo e nos sobra quando estamos no interior?
Pois é né gente, estava pensando nisso parada em uma fila (só para variar, aqui tem fila pra tudo) para sacar dinheiro em caixa rápido (que por pura irônia deste santo, de rápido não tem nada e poderia ser caso as pessoas não resolvessem pagar 25.000 contas, sacar, fazer depósito e claro tirar um extrato antes e outro depois para comparar né). Um dos grandes fatores é o tempo que se gasta parados em filas, congestionamentos e afins. Por exemplo, quando estou em Lindóia e quero almoçar em Serra Negra (presta atenção, outra cidade) gasto exatamente 20 minutos para estar sentada no restaurante que quero. Em São Paulo, se resolvo ir almoçar, vejamos, na Paulista (e só para situar, moro no centro), gasto aproximadamente 30 minutos para adentrar na Paulista, mais 15m (no mínimo)procurando lugar para estacionar o carro. Só com isso já foram 45m o dobro de tempo certo? Passado o transtorno para estacionar cehgo ao restaurante desejado e com sorte tenho fila de espera de apenas 20m. Ok, mais de uma hora. Já estou morta de fome, sem saco e certeza, para mim a comida estará horrível por conta do mau humor. Bom ok, nem todo mundo é esse poço de intolerância como eu, mas gastam o mesmo tempo que eu pra fazer isso. Terminado o prazeroso almoço, você decide ir ao cinema, mas não o arteplax, o de um shopping qualquer, pode ser o Eldorado. Mais uma saga de 30 minutos parados na Rebouça (que sempre tem trânsito), mais uns 10m no mínimo para achar vaga. Chega no Cinermark aquela fila (claro, sem fila não é São Paulo). Mais meia hora e vc tem os ingressos na mão. A sessão começará daqui a uma hora e meia, então vc tem quanto tempo para passear no shopping? 50 minutos claro, porque 10m são para se deslocar até o cinemark no shopping lotado e os outros 30m é para chegar com antecedência na fila e garantir um lugar razoável. Já no interior você esta, em geral, a 15m de distância de onde quer ir (é, e não tem trânsito), os locais apesar do bom fluxo, nunca estão abarrotados e para a maioria das coisas que vai fazer, 10m de antecedência são suficientes.
Agora tchau que já passei muito do meu tempo aqui. Rrsrsrsrsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário