19 de mar. de 2009

Volp!!!

E chega as livrarias do Brasil o Volp! Sensacional (isso é ironia tá).
Tá, eu sei que sempre que assisto ou leio jornais me deparo com alguém ofendendo a minha inteligência (ofendendo mesmoooo), mas hoje me deparo com uma ofensa maior.
No maior tom de empolgação o carinha do jornal (ok, não lembro o nome dele, nem qual foi o jornal, mas genteeeee era madrugada e também, isso não é o importante) anuncia que a Academia Brasileira de Letras, após quatro meses lança o Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa).
Tá né, e você se pergunta (ou melhor pergunta pra mim, hahahahha) onde está a ofensa?
Respondo:
São várias as ofensas (vou numerar pra não me perder, ok?!):
- Alguém da academia diz: Todas as escolas públicas receberam pelo menos um exemplar. Boa, ótima iniciativa. Em média quantos professores existem em cada escola, e alunos então? Mas para que mais, afinal, alunos de escola pública são analfabetos e não acentuam nada mesmo né?! E mais, não é vantajoso que a população brasileira seja culta.
- O livro esta sendo visto como uma espécie de Messias. Alguém me explica?
- Será vendido por apenas R$ 120,00. Ótimo, gaste R$ 120,00 e nunca mais escreva palavras erradas de acordo com a nova regra gramatical. Me respeitar como cidadã seria disponibilizar o Volp para download gratuíto na página do governo, pois se eu não me engano de acordo com a constituição todos tem o direito a vida, moradia e educação (acho que é isso, sou publicitária e não advogada ok?!).
Agora só pra finalizar, depois de escutar tudo isso e saber que pode ter o "Messias"na sua casa pagando por ele você ainda fica sabendo que este livro contém apenas a forma correta da grafia e não vem com significados, então depois voce também compra um novo dicionário tá?!

Nota mental:
Pensando nesse assunto, a Academia Brasileira de Letras poderia criar um dicionário com todos os dialetos falados em nosso país.
Explico:
- A faxineira de uma amiga minha explicou: "POBREMA quando é de dinheiro e POBLEMA quando é de saúde." e eu acrescento, fora isso é só dificuldade tá, não existe um problema que não seja relacionado a dinheiro ou saúde. Mas e se tiver os dois?
- E a tia da copa do serviço de um amigo não gosta que eles falem com ela com INORIA. Poxa né, promete que nunca mais será inorico...
E por aí vai, a lista é grande.

P.S - Se houver algum erro de acentuação perdoem, ainda não tenho R$ 120,00 para comprar o Volp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário