12 de jan. de 2009

Mas e se?



"O tempo presente e o tempo passado
Estão ambos talvez presentes no futuro
E o tempo futuro contido no tempo passado.
Se todo o tempo é eternamente presente,
Todo o tempo é irredimível.
O que poderia ter sido é uma abstração
Que permanece, perpétua possibilidade,
Num mundo apenas de especulação.
O que poderia ter sido e o que foi
Convergem para um só fim, que é sempre presente.
Ecoam passos na memória
Ao longo das galerias que não percorremos
Em direção à porta que jamais abrimos
Para o roseiral."

(T.S. Eliot)

Estou lendo Alice edição comentada e ontem ao ler este poema nos comentários, falando que o jardim pode significar as portas que deixamos de abrir, e achei pertinente a três linhas diferentes da minha teia de aranha*.

*A vida é uma teia de aranha onde os fatos se interligam direta ou indiretamente entr as pessoas do seu convivio.

Então o fato é que, uma amiga minha acha que errou muito e por ter "escolhido a porta errada" perdeu a oportunidade de viver no "jardim encantado" e por conta disso fica baixo astral e lamentando o que não aconteceu. Enquanto isso, uma outra amiga, precisa decidir que porta abrir e tem medo abrir mão de um lindo jardim e se arrepender depois. E eu, a pouco tempo atrás abri uma porta já sabendo o que tinha do outro lado...

A diferença é que este poema faz muito sentido para mim, e antes de lê-lo disse a primeira amiga citada que o "se" é uma palavra que devemos utilizar somente para o futuro e (levando em consideração a situação da segunda amiga) com muita moderação.

Convenhamos, pensar mas se eu tivesse feito isso, não adianta de nada. Se voce não fez, não fez e não está feito, o passado não pode ser alterado. Se não pensou antes de fazer, entao pense agora em o que pode fazer com o jardim em que entrou.

No meu caso, a última porta aberta me levou a um jardim vazio, o que é bom, pelo menos eu posso escolher que flores colocar nele agora, as da lamentação ou as do aprendizado...

Eu escolho as do aprendizado, não gosto de chorar o leite derramado. Bola para frente amiga 1 e escolha a porta certa amiga 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário